terça-feira, 28 de junho de 2011

Arroz branco

Hoje eu vou postar uma receita simples, faz parte do básico para vários pratos. Se trata do famoso Arroz branco. Por ser muito simples essa é só uma dica, pois outros pratos que eu postarei aqui futuramente vão precisar do arroz.

A quantidade de arroz depende do numero de pessoas e do prato que o arroz vai acompanhar. Em média, para duas pessoas a quantidade é meio copo de requeijão ou meia xícara de chá.

Ingredientes:

 - 1/2 copo de arroz.
 - 1/2 cebola ralada.
 - 1 colher de chá rasa de sal.
 - Fio de óleo.
 - 1 copo de água.

Modo de fazer:

Descasque e rale metade da Cebola. O que sobrar dela coloque no filme plástico ou num pote e guarde na geladeira.
Coloque numa panela de tamanho médio um fio de óleo (o suficiente para cobrir pouco menos da metade do fundo da panela), acenda o fogo médio e deixe o óleo esquentar um pouco, nada mais que um minuto.

Coloque a cebola ralada e mexa bem para refogá-la (Refogar = uma leve fritada).

Antes de dourar acrescente o arroz (o arroz do tipo 1 não precisa der lavado, olhe na embalagem), frite bem o arroz sem deixar de mexer (o truque para deixar o arroz soltinho é fritar bem), mas não deixe dourar.

Antes que o fundo da panela comece a dourar acrescente a água (a quantidade de água é sempre o dobro da quantidade de arroz).

Após colocar a agua evite mexer com a colher, coloque o sal e dê uma ultima mexida para misturá-lo com todo o arroz. Coloque a tampa não totalmente encaixada, deixe um espaço para sair o vapor. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar.

Fique sempre de olho e quando o nível da agua estiver quase no nível do arroz tampe totalmente a panela.
 A água vai secar, fique atento ao barulho da panela, quando o barulho não for mais de agua borbulhando e começar a fazer barulho de algo fritando o arroz está no ponto.

Desligue a panela, retire a tampa e levante a panela, agite a panela horizontalmente para misturar o arroz, isso fará com que o arroz fique mais solto e fácil de tirar da panela.

E está pronto, e agora é só servir. para enfeitar o arroz é muito simples, pode servir ja o prato pronto e colocar um galho pequeno de salsinha. Porém se a intenção for de fazer um arroz diferente existem muitas possibilidades ótimas.

Sempre colocamos algo de diferente no arroz ou quando ele ja está pronto ou quando quase não tem mais água na panela, que é quando só aparese o arroz mas dá para ouvir a agua fervendo ainda. No caso dos temperos do tipo folha, como salsinha, hortelã, alecrim, etc, colocamos no final da fervura e ele é misturado antes de ser servido, no caso de temperos em pó, como açafrão da terra, curry, etc, colocamos antes de por a água para que ele se misture e tempere o arroz durante o cozimento, já no caso de noses, castanhas e uva-passa colocamos depois do arroz pronto pois não há necessidade de cozinhar esses aditivos.

Muitos pratos tem o arroz como acompanhamento inclusive os próximos dois pratos que virão ainda essa semana, o feijão e o Strogonoff de Frango, que também é acompanhado por batata frita. Eu também vou ensinar algumas dicas para fazer batata frita de formas diferentes.

Obrigado a todos que visitam o meu blog e em breve colocarei mais duas receitas com dicas ótimas aguardem e não deixem de comentar!

Um comentário:

  1. Ótima dica! Também fica bom se cozinhar um pouco de cenoura ralada junto com o arroz!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou opinião sobre a receita.