terça-feira, 28 de junho de 2011

Feijão

Ontem eu postei como se fazer o Arroz e hoje vou ensinar como fazer o feijão. Mas não vou ensinar apenas a maneira simples como um jeito diferente de fazer o feijão, que deixa ele com o caldo mais grosso e mais saudável.

Feijão Simples:

Ingredientes:
 - 1/2 Kg de Feijão ( carioca ou preto)
 - 1 Cebola Ralada
 - 1 Colher de Sobremesa de Alho Moído
 - Óleo
 - Sal

Modo de preparo:

Coloque o feijão na mesa e verifique se não tem nenhum grão defeituoso, se o feijão for de qualidade não há necessidade.

Numa panela de pressão coloque o feijão e preencha com água, o suficiente para que o nível da água fique 2 dedos acima do feijão. Tampe a Panela e acenda o fogão.

Quando começar a sair o vapor pela tampa marque 30 minutos. Após os 30 minutos desligue o fogo e coloque a panela na pia, ligue a água em cima do pino da tampa e levante-o para sair o vapor. Quando parar de sair o vapor desligue a água e retire a tampa.

Temperando o Feijão:
Numa frigideira coloque um fio de óleo e acenda o fogo, deixe esquentar um pouco e coloque a cebola ralada e o alho moído. Refogue e com uma concha coloque um pouco do feijão (quanto mais feijão mais "grosso" fica o caldo).
 Amasse bem o feijão, coloque meia colher se chá de sal e depois coloque tudo na panela com o restante do feijão, acenda o fogo e misture bem, cozinhe até engrossar o caldo. Pronto o feijão já está temperado e pronto para servir.

Forma alternativa de fazer feijão:
A outra maneira de fazer o feijão é quase igual, só tem um toque a mais que deixa o feijão mais saboroso e mais saudável.
Antes de colocar o feijão na panela de pressão descasque uma batata e uma cenoura pequena, e corte em pedaços grandes. A Batata corte em 4 pedaços, a cenoura em 3 pedaços e coloque junto do feijão para cozinhar na pressão.
Depois dos 30 minutos na pressão abra a tampa e retire os pedaços da batata da cenoura e os amasse bem, tempere o feijão como explicado acima e quando colocar de volta o feijão temperado coloque junto a batata e a cenoura amassadas, misture bem e cozinhe até o caldo ficar mais grosso.

Você pode congelar ele já temperado ou somente cozido em porções que sejam suficiente para um dia, ai é só descongelar no fogo ou no microondas.
No caso de ter congelado o feijão sem temperar, pegue a porção e coloque na panela com um pouco de água e acenda o fogo, quando o feijão se separar pegue um pouco do feijão e tempere da mesma forma que está explicado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou opinião sobre a receita.