sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Doce de chocolate muito bom e q eu não coloquei nome ainda!

Hoje eu resolvi postar uma receita de um doce ( o que não é normal..) mesmo sem ter foto!
A receita é muito boa! E acompanha uma historinha!

Eu curto muito doce, mas nunca fui fanático em fazê-los! Pois bem! A um tempo atrás (na verdade ha alguns anos atrás!) eu estava de bobeira na chacara e tava morrendo de vontade de comer algum doce, mas não tinha nada pronto. Só tinha uma lata de leite condensado e achocolatado p/ fazer brigadeiro, mas eu não estava com vontade de brigadeiro. ( eu sei estava num dia chato p/ caramba!) Ai eu fui ver o que eu poderia fazer para não ter que ficar no brigadeiro simples.

Foi nesse dia que começaram meus experimentos! Eu coloquei, no brigadeiro, creme de leite com soro, sem soro, quente, gelado, enfim de tudo quanto é jeito! Ai eu comecei a ser mais ousado! Coloquei Rum, coloquei conhaque, coloquei varias bebidas, mas não atingi meu objetivo. Tentei com vários tipos de marcas e vários tipos de achocolatados. Ai eu comecei a tentar mudar a textura do doce. Fiz varias tentativas que depois eu vou postar aqui!
A melhor delas eu vou postar hoje!
Pelos meus experimentos cheguei a conclusão que a melhor marca de leite condensado é realmente Moça! E o melhor chocolate é o "Chocolate do padre", o chocolate em pó da Nestlé.

Vou ficar devendo as fotos, mas não vai ser necessário.
Bom, vamos a receita:

Ingredientes:

1 - Lata de Leite condensado Moça.
3 - Colheres razas de Chocolate em pó Nestlé
4 - Claras de ovo
Açúcar no olhometro.

Modo de fazer:

Esse é um doce muito bom mas tem que tomar cuidado para ele não ficar doce demais!
Primeiramente fazemos o brigadeiro normalmente.
Em uma panela media colocar o Leite Condensado e acrescentar o chocolate em pó e mexer bastante.

Colocar em fogo alto, sem parar de mexer, e depois que levantar fervura diminuir o fogo para o mínimo e não parar de mexer. Para saber se o brigadeiro está no ponto tem um truque, o brigadeiro começa a soltar do fundo da panela quando passar a colher. (No começo repare que quando passar a colher vai abrir um espaço que logo será preenchido pelo brigadeiro, quando passar a colher e o espaço não for preenchido imediatamente é quando o brigadeiro esta no ponto. E este é o ponto em que dizemos que o brigadeiro está desgrudando da panela.)

Deixe ele engrossar bem,mesmo depois que ele estiver desgrudando deixe mais um tempo para ficar mais grosso. Depois desligar o fogo e deixá-lo esfriar ( de preferência continue mexendo mesmo depois de ter tirado do fogo para ele engrossar bem).

Depois disso separe as claras das gemas. Não é difícil!
Pegue a bacia da batedeira e um copo ou tigela.
Quebre o ovo em cima do copo mas segure a gema com a mão, não aperte só deixe a clara escorrer pelos dedos apoiando a gema na mão. Coloque a gema em outro recipiente e a clara coloque na bacia da batedeira. O motivo de quebrar o ovo num copo e depois passar para a batedeira é que o ovo pode estar podre e pode acabar estragando os ovos que foram colocados na bacia.

Coloque a bacia na batedeira e bata em velocidade baixa por 2 minutos.

Depois aumente a velocidade por mais 3 minutos. Após esse tempo acrescente o açúcar aos poucos para pegar o ponto (são aproximadamente 10 colheres de sopa, não passe muito disso se não fica muito doce!). Assim estaremos fazendo um tipo de Marshmallow.

O correto é colocar o mais liquido no menos liquido na hora de misturar, mas neste caso é mais fácil misturar o marshmallow no brigadeiro mexendo bastante e depois colocar da batedeira novamente para misturar melhor. ( Ele vai ficar meio estranho, mais liquido do que "deveria", mas é normal!).

Leve para a geladeira e deixe gelar bem!

Quando ele gelar vai ficar bem cremoso e dá para servir em porções.

Esse doce fica muito bom! Quando eu fiz eu estava sozinho sem a Mila! Ela não chegou a comer e eu ainda fiz uma invejinha na época! Na verdade fiquei sacaneando dizendo o quanto ficou bom e ela acabou não comendo pois estava em Ubatuba! hahahahaha
Eu nunca dei um nome para esse doce então preciso de sugestões! Pode ser pelos comentários mesmo!

Aproveitem e comentem por favor!

2 comentários:

  1. Deve ficar muito bom mesmo ...
    Vai ter que fazer quando voltar para "Casa" ...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tive sorte em encontrar um pouquinho desse doce!!!hehe!Realmente delicioso!
    beijos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou opinião sobre a receita.