quarta-feira, 9 de junho de 2010

1ª Receita - Massa Prática para pão, esfiha e pizza

Olá,

Como este é meu primeiro post gostaria de me apresentar. Sou Gabriel e sou universitário, sempre me interessei em cozinhar e acompanhei meu pai nas diferentes receitas que ele faz. As coisas mais importantes para aprender a cozinhar é observar bastante alguém cozinhando, observar como dosar as coisas, usar de bom senso, e usar a criatividade, depois disso é só pegar qualquer receita e fazê-la, se ela tiver algum erro ou algo do qual não te agrade é só substituir ao seu gosto. Cozinhar é uma arte, mas não é difícil.

Eu ia começar com Canelone que é muito fácil de fazer, mas preciso fazer o canelone antes para postar as fotos com o modo de preparo, por isso eu fico devendo a receita do Canelone para semana que vem.

Como primeira receita, ensinarei a fazer uma massa que serve para pão, esfiha aberta ou fechada, pizza , ou para qualquer coisa que sua imaginação mande.

Ingredientes:

1 – Saquinho de Fermento Biológico em pó. (vende em qualquer super mercado).
2 – Colher de água morna.
1 – Colher bem cheia de margarina (se não tiver margarina pode por óleo, 1 colher e meia).
1 – Colher de açúcar.
1 – Xícara de leite morno.
1 – ovo.

1 - colher rasa de sobremesa de sal ou uma colher cheia de chá.

Recheio a vontade.

Sentiram falta da Farinha de trigo não é?...
Pois é.. A farinha não tem medida certa, tem que ser no "dedometro", tem que sentir nos dedos. A Farinha é colocada aos poucos até chegar ao ponto.

Modo de fazer:

Providenciar uma bacia (é melhor para não fazer muita bagunça), colocar na bacia uma xícara de farinha de trigo, a colher de margarina, o açúcar, o ovo e o sal.

Colocar num outro recipiente o leite morno e dissolver o fermento nele e colocar a colher de agua. ( A colher de agua é um toque que deixa a massa melhor).

Misturar o leite morno com o fermento e a água com os outros ingredientes na bacia. ( Vai ficar bem aguado, eu sei, é só colocar um pouco mais de farinha e começar a mexer com apenas uma mão, a outra serve para colocar mais farinha).

Mexa bem e coloque a farinha aos poucos ( se colocar farinha demais o pão fica seco e massudo, se colocar pouca farinha a massa fica grudenta e difícil de lidar). O ponto certo da massa é quando ela não gruda tanto nos dedos e nem na bacia, você pode jogar a massa na bacia e pega-la de novo sem que ela grude, a superfície fica um pouco grudenta. Amassar bem a massa e usar bastante força, quanto mais sovar(surrar) o pão melhor fica a massa.

Depois de sovar bem o pão, tem que deixa-lo descansar por meia hora cobrindo ele com um pano.

IMPORTANTE: Se estiver no verão é só deixar o pão crescer, mas se estiver num clima frio é melhor deixar o pão descansar em um local quentinho. Coloca-lo na frente de um aquecedor em potencia baixa, ou na frente da lareira ou em qualquer local aquecido.

Depois de meia hora o pão, pelo menos, dobra de tamanho.

A partir dai é hora de brincar! Tudo depende do que você pretende fazer! Vou dar algumas sugestões:

Pão recheado:

Para fazer o pão recheado essa receita rende 4 pães grandes, por tanto é simples, corte a massa na metade e as duas partes também na metade. Unte a forma com margarina e depois coloque farinha e a espalhe para que fique em toda forma. Coloque um pouco de farinha espalhado na pia ou na mesa, se não tiver espaço use uma forma de pizza.

Coloque a massa em cima da farinha e comece a abri-la espalhando com a mão, depois use o rolo de macarrão, ou um copo de requeijão, ou qualquer coisa roliça e dura que possa passar na massa para espreme-la e abri-la. Tente deixar retangular e não muito fina.

Espalhe o recheio na massa, um detalhe importante é espalhar requeijão ou margarina na massa antes de colocar o recheio, isso dá uma cremosidade para o pão que todos vão se surpreender. Se for rechear com presunto, queijo e tomate e oregano não se esqueça de colocar primeiro o presunto depois o tomate, um pouco de sal, o queijo e o oregano, deixando espaço nas pontas para fechar o pão.

Depois coloque o pão na forma e com a faca dê 3 cortes bem superficiais na diagonal para fazer aquela tradicional marca nos pães. Depois pegue um ovo e dois copos, você vai quebrar o ovo na sua mão mesmo e deixar a clara escorrer pelos dedos segurando a gema. Quando escorrer toda a clara coloque a gema no outro copo, o que nos importa é a gema e não a clara. Com a clara você pode bater para fazer clara em neve misturando com açúcar e fazer suspiro, mas ai é outra receita. No copo com a gema você colocará um pouquinho de café pronto ( não o pó, café liquido, não importa se é novo ou velho), se não tiver café use agua mesmo, e mexa bem e espalhe em cima dos pães. Ponha para assar até dourar bem.

Pãozinho tipo pão francês:

Espalhe farinha na superfície onde você vai abrir a massa. Corte a massa em 4, pegue cada pedaço e comece a fazer uma "cobra" com a massa, é só rolar a massa na superfície forçando ela para os lados. Quando formar a cobrinha de aproximadamente 3cm a 4cm de diâmetro, corte pedacinhos dessa cobra e abra cada um deles com o rolo ou com o copo, passe margarina e enrole a massinha. Coloque na forma untada com margarina e farinha. Faça o corte superficial e passe a gema de ovo com café ou agua como no pão recheado. Deixe assar até dourar.

Esse mesmo processo serve para a esfiha, seja aberta ou fechada. Para fazer a esfiha tem que abrir a massinha de forma arredondada, se for aberta é só deixar as bordas mais massudas, se fizer fechada é só colocar o recheio no meio, fechar em forma de cone e unir a ponta sobresalente formando um triângulo. Depois é só passar a gema e por para assar até dourar.
Obs: Num próximo Post eu passo a receita completa da esfiha.

Pizza:

Corte a massa em 4, espalhe a farinha na superfície em que você abrirá a massa, coloque a massa em cima abra a massa em formato circular do tamanho da assadeira, unte a assadeira com as famosas margarina e a farinha, coloque a massa na assadeira (de preferência tenha 4 assadeiras). Você pode rechear e colocar para assar já, ou você pode colocar um pouco de molho de tomate em cima da massa e coloca-la para assar só uns 15 ou 20 minutos para pré-assar a massa. Assim você poderá guarda-la parra rechear e assar depois.

Bom, este é o meu primeiro e enorme post, mas acho q já é uma dica ótima para quem quer aprender a fazer pão! Ou para quem gostaria de fazer algo especial para alguém.
Espero que minhas dicas e minhas receitas ajudem! Em breve eu colocarei novas receitas com fotos e possivelmente com vídeo no modo de preparo.

Por favor, comentem e escrevam dicas ou perguntas, também aceito sugestões de receitas.
Obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou opinião sobre a receita.